Escola Profissional Agrícola D. Dinis - Paiã

PLANO DE COMUNICAÇÃO – SELFIE

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020  que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital prevê um investimento nas competências digitais dos docentes, articuladas com outras áreas de intervenção: distribuição de equipamentos com conectividade a alunos e professores e disponibilização de recursos educativos digitais.
A utilização das tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático torna-se um desígnio e a sua integração nos diversos domínios das Organizações Educativas (OE), fundamental.
Neste contexto e com base nos referenciais europeus que enquadram o desenvolvimento digital das escolas cada organização desenvolverá um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE). As áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais - Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança, tendo por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia.
Num primeiro momento os docentes responderam ao checkin que os posicionou num nível de proficiência digital que serviu de base à distribuição das turmas de formação em capacitação digital que já teve início.
Um segundo momento prende-se com a realização do mesmo diagnóstico, mas a nível da instituição, que será concretizado através da SELFIE, uma ferramenta personalizável, fácil de utilizar e gratuita, para ajudar as escolas a avaliar a sua situação em termos da aprendizagem na era digital, e que permitirá à escola construir, com base nos resultados obtidos, o seu PADDE.
Com o desiderato da elaboração do PADDE foi constituída na EPADD uma Equipa de Desenvolvimento Digital que acompanhará ao longo dos próximos dois anos a implementação e monitorização do PADDE. A referida equipa é constituída pelo director, Tiago Gouveia, subdiretora, Irina Vinhas e docentes Elsa Machado, Graça Dias e Sérgio Neves.
O PADDE, enquanto documento orientador, refletirá o modo como a EPADD pretende encarar o desafio digital e a integração das tecnologias digitais na concretização do seu Projeto Educativo e na melhoria do processo educativo e organizacional reestruturando as suas práticas diárias.
A recolha de dados através da ferramenta SELFIEE é feita com recurso a breves afirmações e perguntas numa escala de concordância simples de 1 a 5, incluindo N/A adaptadas a cada grupo de respondentes. As afirmações abrangem oito domínios:  a liderança, colaboração e trabalho em rede, as infraestruturas e equipamentos, desenvolvimento profissional contínuo, pedagogia - na vertente apoios e recursos, pedagogia - aplicação em sala de aula, práticas de avaliação e as competências digitais dos alunos. 

É muito importante que cada interveniente responda ao questionário e que o faça tendo em conta a realidade da EPADD e a realidade da sua prática no ensino presencial, não se pretendendo que seja feito um diagnóstico dos momentos de ensino à distância.

A participação de todos é crucial para que o diagnóstico feito reflita exactamente a realidade sobre a qual se pretende implementar este processo de melhoria e permita identificar as áreas em que a necessidade de acção é mais premente.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • o questionário utilizando a ferramenta SELFIE é totalmente anónimo,  será disponibilizado online e demora a ser respondido previsivelmente 40 minutos para professores e 20 minutos para os alunos;
  • para cada questionário, e para cada grupo de participantes (dirigente escolar, professor e aluno) é criada uma hiperligação específica que serão fornecidos atempadamente;
  • a SELFIE é de resposta contínua, ou seja, não são guardadas respostas incompletas. Assim, ao iniciar a resposta ao questionário esta tem que ser terminado sem interrupções;
  • o acesso aos resultados, e apenas aos globais, só pode ser feito pela escola;
  • a resposta à SELFIE deve reportar-se ao ensino presencial. Alunos e professores devem responder de acordo com as suas práticas com o digital na escola, aquando do ensino presencial e não no regime de E@D.
  • a avaliação dos alunos com o digital não deve ser confundida e não se resume a criar testes, fichas e realizar trabalhos para entregar ao professor, num processador de texto ou apresentação.

O QUE A SELFIE NÃO FAZ:

●      a SELFIE não avalia escolas
●      a SELFIE não compara nem classifica escolas
●      a SELFIE não deve ser aplicada apenas em escolas em que o processo de transição digital está já avançado. 

PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DA SELFIE

●      os professores irão responder ao questionário numa hora da componente não letiva criada para o efeito e a agendar no horário do docente; 
●      os alunos irão responder ao questionário durante o decurso de uma aula, preferencialmente com os diretores de turma/curso. 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES DURANTE À RESPOSTA AO QUESTIONÁRIO “SELFIE”:

●      antes de responderem, os participantes devem ler atentamente as afirmações e respetivos textos de ajuda;
●      caso não saibam responder, selecionem a opção N/A. Não respondam com um valor da escala (1 a 5), pois esta acção enviesa os resultados;
●      responder a todas as questões com precisão e de acordo com a realidade pessoal e da escola. Quanto mais preciso for o diagnóstico mais ajustado à realidade será o PADDE a construir. 
●      os professores poderão esclarecer por telefone com qualquer elemento da equipa de desenvolvimento digital as dúvidas que tenham durante o preenchimento do questionário;
●      os alunos poderão no decurso do preenchimento da SELFIE, esclarecer dúvidas com os professores que os acompanham;

AÇÕES DE COMUNICAÇÃO

28 de abril de 2021 - Reunião Conselho Pedagógico
29 de abril de 2021 – Reuniões de Departamento
29 de abril - Publicação do documento informativo, na página da EPADD
3 a 9 de maio de 2021 – Preenchimento da SELFIE por docentes
3 a 14 de maio de 2021 – Preenchimento da SELFIE por alunos
14 a 21 de maio de 2021 – Tratamento dos resultados da selfie


Atualizado em 03 maio 2021

Contactos

  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • 214 788 840
  • 936 176 610
  • 936 176 611
Ministério da Educação
Programa Eco-Escolas
                    
© 1917- Escola Profissional Agrícola D. Dinis.
Powered by [dp]Soluções