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Caros Membros da Comunidade Escolar

Neste momento difícil e único que todos estamos a atravessar, consideramos importante, decorridas duas semanas que exigiram toda uma reorganização das nossas vidas, fazer um balanço da situação.
Não poderíamos iniciar esta comunicação sem prestar a nossa homenagem aos diversos grupos da Comunidade Escolar:
Começamos por enaltecer o trabalho e atitude do nosso corpo docente, que trabalhando horas infinitas, muitas vezes com sacrifício da sua vida pessoal e familiar, vêm reorganizando todo o processo de ensino e de aprendizagem, adaptando-se a uma situação totalmente nova e desconhecida, permitindo que a formação bem como as horas de formação se cumpram.
Também os alunos merecem o nosso elogio pois a sua adesão tem em muito ultrapassado as expectativas face a um volume de trabalho exigente. Mesmo com as dificuldades expectáveis que uma mudança tão repentina, não prevista nem planeada, trazem a todos os intervenientes, a larga maioria dos alunos vem cumprindo as tarefas, situação de que todos nos devemos orgulhar.
Ainda aos pais/encarregados de educação, que enfrentando a luta de manter as suas casas em funcionamento, têm colaborado com a Escola no apoio aos seus educandos para que cumpram as tarefas que lhes são solicitadas, num processo exigente e com rotinas totalmente diferentes das tradicionais.
Por último, mas não em último certamente, uma palavra de agradecimento para os nossos funcionários não docentes, alguns mais sacrificados que outros, que têm permitido que a Escola Profissional Agrícola D. Dinis, mesmo encerrada ao seu público, mantenha em funcionamento setores essenciais ao desempenho que lhe é exigido.
No entanto sabemos que nem tudo é perfeito, que existem falhas no processo, que com a urgência que se exige, é difícil reverter todo o processo, criar recursos e estratégias que cumpram totalmente as necessidades de todos e cada um, evitar que os alunos se sintam pressionados pelo trabalho diferente a que são sujeitos e que os pais não tenham dúvidas e compreendam sempre os objetivos por trás das propostas de trabalho que são apresentadas, mas estamos certos que este não foi um tempo desperdiçado nem incoerente. A monitorização que vem sendo feita do trabalho realizado pelos nossos docentes e discentes e os consequentes ajustes e recomendações, mostra que o empenho de um corpo docente experiente está a permitir cumprir a missão possível nas condições excecionais que enfrentamos.
Mas, porque não nos podemos considerar totalmente satisfeitos e é nossa convicção que a situação não presencial se poderá prolongar, estamos a desenvolver trabalho no sentido de encontrar a curto prazo novas formas de trabalhar que agilizem o processo e sejam menos penalizantes para todos.
Assim apelamos à resiliência, paciência, bom senso e cooperação de todos para que esta fase seja ultrapassada num clima que nos torne mais fortes e em que o superior interesse nos nossos jovens à formação seja respeitado.

A C.A.P.

              

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